Mickaël Orantin: a administração dos recursos alimentares nas missões jesuítas do Paraguai (1609 - 1768)

Data da publicação: seg, 24/03/2025 - 10h50min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas receberá o antropólogo e pesquisador Mickaël Orantin, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS-França), para uma palestra sobre "A Administração dos Recursos Alimentares nas Missões Jesuítas do Paraguai (1609-1768)". O evento acontecerá no dia 26 de março, às 10 horas, na Sala Defesa de Tese 2.

Entre 1609 e 1768, os jesuítas administraram trinta missões no Paraguai, cuja população indígena superava a de muitas cidades espanholas da região, variando entre 2.000 e 10.000 habitantes por missão. Cientes de que as condições materiais eram fundamentais para o sucesso da evangelização, os missionários desenvolveram um sistema agrícola e pecuário altamente eficiente, capaz de suprir as necessidades de toda a população. No entanto, o acesso aos recursos alimentares também servia como um mecanismo de controle social, baseado no binômio recompensa-castigo, mesmo que essa prática fosse proibida pelas autoridades jesuítas. Nesta palestra, Mickaël Orantin esboçará as principais características do sistema missionário de produção, distribuição e consumo de alimentos, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos. Em seguida, discutirá como a reestruturação do acesso aos recursos alimentares esteve intimamente ligada aos processos de colonização, evangelização e socialização dos indígenas convertidos.

Mickaël Orantin é especialista em antropologia histórica, com foco nas missões jesuítas na América do Sul. Sua visita ao IFCH integra o Projeto Amazonia Colonial da Fapesp, e é promovida pela professora Camila Loureiro Dias.

__alt__

__alt__